Criando o logotipo da sua empresa? Pesquise no INPI!

Você está criando o logotipo da sua empresa? Faça uma busca no INPI primeiro!

Tão importante quanto os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa, são os símbolos e nome pelo qual uma instituição será reconhecida, já que, geralmente, esses são os primeiros aspectos dela com a qual os possíveis clientes terão contato.

Logo, é fundamental que o logotipo da sua empresa seja elaborada com cuidado.

Um logotipo é a junção da representação gráfica do nome fantasia da empresa (se houver)  e do símbolo utilizado para remeter à instituição. Um dos principais intuitos deste conjunto é conferir características próprias à identidade da empresa, o que a diferenciará das demais.

Portanto, é importante que a logotipo da sua empresa seja original e chamativa, a fim de atrair a atenção das pessoas e ser distintiva frente as milhares de marcas existentes no mercado.

Mas preste atenção!

Ao elaborá-la, é sempre importante estar atento quanto a sua disponibilidade no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), mediante uma consulta da sua marca e logotipo no INPI.

Criando a logotipo da sua empresa

Durante a elaboração da logotipo da sua empresa, é interessante aliar certas características da tipografia, tais como a letra e as cores do símbolo, aos serviços e produtos oferecidos pela instituição.

1. Cores do logotipo:

As cores do logotipo são aspectos elementares em sua composição, já que cada tipo de coloração tende a influenciar as pessoas de modo distinto. Por exemplo: uma empresa que tenha compromisso com o meio ambiente e utilize em seu logotipo a cor verde, que remete ao equilíbrio natural, terá muito mais impacto sobre a população.

2. Formas do logotipo:

As formas geométricas da tipografia também influenciarão demasiadamente na forma como o logotipo será visualizada. Enquanto os elementos quadrados remetem mais à tecnologia e à inteligência, por exemplo, os circulares podem indicar algo que tenha grande rotatividade. Logo, tal como ocorre com as cores, é importante aliar esses aspectos aos objetivos da empresa.

Como consultar logotipo no INPI

Após elaborar o rascunho do seu possível logotipo , é importante consultar a disponibilidade dela no banco de dados do INPI, o que nós fazemos de forma gratuita.

INPI e a sua importância

O que é o INPI?

O INPI ou Instituto Nacional da Propriedade Intelectual é uma organização federal autárquica. Fundada no ano de 1970 e sediada no Rio de Janeiro, a Instituição garante a funcionalidade dos princípios da propriedade industrial – agregado de direitos referentes a quaisquer invenções que sejam exploradas economicamente, contratos de tecnologia, desenhos industriais, marcas, indicações geográficas, registro de topologia de circuitos integrados, registro de programa de computador (que é protegido também pela lei de direitos autorais).

1. O que cabe ao INPI?

Dentre as incumbências do INPI, as mais relevantes são relacionadas ao registro de logotipos, marcas, desenhos industriais e  patentes ( entre mais algumas modalidades de proteção que trataremos em outros artigos). Por exemplo: quando um empresário registra seu logotipo no INPI, ele passa a ter direitos de exclusividade sobre seu registro, ou seja, ninguém mais poderá utilizar aquela determinada tipografia sem a autorização expressa de seu dono.

2. Importância de registrar o logotipo no INPI:

Suponhamos que determinado empresário tenha elaborado um excelente logotipo , porém, não quis registrá-la no INPI, adiando ao máximo esse investimento por achar desnecessário.

Depois do empreendedor muito investir tempo e dinheiro em sua empresa, ela começou a se tornar cada vez mais relevante; logo, os clientes passaram a associar instantaneamente a exímia qualidade dos produtos oferecidos ao logotipo da empresa.

Entretanto, antes que o investidor pudesse registrar sua tipografia, outro indivíduo, observando a crescente popularização da empresa, aproveitou-se do descuidado do empresário e registrou a marca antes dele.

O criador, então, teve que parar de comercializar seus produtos com seu logotipo , que já era conhecida pela população, pelo fato de outra pessoa ter se antecipado e registrado no INPI antes.

Dica:  Neste exemplo acima, temos um dispositivo na lei LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996 no artigo 129 que diz:

“ § 1º Toda pessoa que, de boa fé, na data da prioridade ou depósito, usava no País, há pelo menos 6 (seis) meses, marca idêntica ou semelhante, para distinguir ou certificar produto ou serviço idêntico, semelhante ou afim, terá direito de precedência ao registro”

No entanto, o ônus da prova é somente do interessado (ou seja, da pessoa que estava utilizando a marca de forma legal, há mais de 6 meses). E caso opte fazer valer este dispositivo pela via judicial e terá que impetrar uma ação de nulidade de registro, o que trará consequentemente custos com advogado, custos processuais, sem falar na possibilidade do pedido de prioridade ser negado pelo juiz. Caso opte pela via administrativa, terá que entrar com processo administrativo de nulidade, que também gerará custos com honorários. E claro,  todos esses custos serão somados ao valor do registro da marca no INPI.

Estes casos costumam facilmente chegar a valores por volta dos R$ 10.000,00.

Se compararmos o preço do registro de marca. Com o valor que todos os procedimentos necessários para se fazer valer esse dispositivo da lei Nº 9.279, percebemos facilmente que não é nada interessante “pagar pra ver”.

Precisa de toda essa dor de cabeça? Certamente que não.

Portanto, é notável o quão substancial é registrar o logotipo da sua empresa logo após a elaboração e a verificação da disponibilidade dela, evitando, assim, tamanhos prejuízos e possíveis problemas ao utilizar um logotipo já existente.

 

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