Como superar as dificuldades ao criar sua marca?

Quando começamos a entrar no mundo do registro de marcas, é comum surgirem uma série de dúvidas e questionamentos por conta da quantidade de informação que nos é apresentada. Pode parecer complicado no começo, mas confie em mim, é mais simples do que parece.

Vamos a um dos obstáculos mais enfrentados na hora de registrar: Descobrir que sua marca não é registrável por ser muito óbvia ou simples, como “armazém do fogão”, por exemplo, que se encaixa com o Art. 124 da Lei nº 9.279/96, por possuir “sinal de caráter genérico” ou “simplesmente descritivo”, o que frente a essa adversidade, pode causar desmotivação e até a desistência em fazer o registro. Felizmente a solução nesse caso se traduz em muitos fatores e é facilmente alcançada com: criatividade, paciência, trabalho de criação elaborado, criação em equipe ou em conjunto com uma empresa especializada em marcas, etc. Todos estes aspectos levam à elaboração de uma marca diferenciada e de qualidade, o que dependendo do caso pode levar tempo, empenho e trabalho, mas finalmente permitindo o sucesso no registro!

Porém não se esqueça de que a marca sendo descritiva, ela estará passível de registro por qualquer pessoa e/ou empresa, podendo ter um mesmo nome, mas com diferentes logotipos ou composição. Isso influi na probabilidade maior ou menor de coincidência com outras marcas.

Para melhor conhecer os diferentes tipos de marcas que podem ser criadas, indicamos uma página bem explicativa do próprio site do INPI que irá ajudar você a entender o processo:

http://manualdemarcas.inpi.gov.br/projects/manual/wiki/02_O_que_e_marca

Em casos em que a palavra que você quer utilizar para a marca não tem à ver com o segmento de seu negócio, (por exemplo, você possui uma empresa que fabrica artigos para cama, mesa e banho e quer usar o nome “marshmallow” para representar sua empresa). Como “marshmallow” remete a um confeito consistido de açúcar e pertence a classe 30 na classificação de produtos e serviços para registro, logo ela não pertence a mesma classe de registro da sua empresa, que seria a classe 24 (tecidos ou substitutos de tecidos), sendo então passível de registro, apesar de ser um nome de um doce.

 E o que são marcas evocativas?

Como o próprio nome diz, são marcas que trazem uma forte sugestão ou associação com o um serviço ou produto pretendido. É basicamente um sinônimo para uma marca fraca no sentido criativo e por isso possuem alta probabilidade de encontrar marcas parecidas. Isso dá a uma marca evocativa menor proteção. Um exemplo é uma loja de chocolates denominada “chocolove”. Porém não é sinônimo de uma empresa fraca (exemplo de uma marca evocativa famosa é a “Dunkin’ Donuts”). 

E se eu quiser usar meu sobrenome ou o nome de um parente meu como marca?

Isso pode ser feito, mas é preciso estar ligado em alguns detalhes, como o fato de certo nome ser comum e por isso podendo ser facilmente registrado por outra pessoa de mesmo nome, antes mesmo que você possa registrar o seu. As circunstâncias para estes casos contam muito para o êxito no registro, como a raridade do nome, ninguém registrar o mesmo nome no mesmo período que você ou não existir nada já registrado. E se essa é a sua intenção não pense que é uma idéia pouco usada ou efetiva. (Ferrari, Lamborghini, Nestlé, Kellog’s e Colgate são exemplo famosíssimos de sobrenomes empregados como marcas).

É preciso acreditar na idéia para ir além…

A palavra chave para o sucesso no registro de marcas é antecipação. Quanto antes você definir e iniciar o processo de registro, maiores são suas chances de sucesso. Além disso, temos que levar em conta o tempo que o INPI leva para finalizar e lhe entregar sua marca registrada, que é em média quatro anos, e nesse meio tempo não tem como saber se outra marca foi registrada com o mesmo nome antes da sua.

Por isso, é essencial ser ágil e decidido no processo de registro, assim você aumenta consideravelmente a chance de tornar sua idéia possível e exclusiva, e ainda por cima evita perder tempo e dinheiro.

Se precisar de alguma assessoria para o registro de sua marca, entre em contato com a Apolo, profissionais à sua disposição para auxiliá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *