5 Razões para Você Registrar Sua Marca

Está em dúvida para registrar sua marca? Veja 5 excelentes motivos que vão te deixar por dentro do assunto!

Você já deve ter ouvido falar de pessoas ao seu redor que estavam registrando sua marca ou pensando em registrar. O registro de marcas é uma ação muito importante para evitar futuras dores de cabeça, mas muita gente não tem noção da sua grande importância, muitas vezes por falta de informação ou por mero desinteresse.

Veja agora cinco motivos para proteger a sua marca:

1. Conhecimento de marcas semelhantes ou iguais

No momento em que você faz o registro, é necessário fazer uma busca prévia para saber se a marca que foi criada já existe. Isso lhe dá conhecimento acerca do nível de incidência que sua marca possui na área entendida (lojas de vestuário, consultórios, etc.), mostrando se ela coincide ou não com as marcas que estão registradas.

2. Direito de exclusividade

Ao fazer o registro de sua marca, você garante o direito de utilizar exclusivamente o nome do empreendimento que você criou evitando que outras pessoas copiem sua marca ou utilizem de forma indevida;

3. Evitar futuros problemas judiciais

Se por ventura você utilizar uma marca que já existe e ainda por cima é registrada, prepare-se para duas situações: mudar o nome de sua marca ou em casos mais sérios enfrentar judicialmente o dono da marca registrada. Há situações onde um estabelecimento “X” existe há anos sob um nome, porém sem ter feito o registro. Por coincidência ou má fé, outro indivíduo cria uma marca idêntica ao estabelecimento “X”, e o mesmo é forçado a mudar de nome, causando uma série de transtornos que podem ter grande impacto negativo sob a empresa.

4. Dá valor financeiro à sua marca

Um dos aspectos mais subestimados é o alto grau de valor que uma marca ganha após seu registro. As marcas mais valiosas do planeta valem centenas de milhões, e esse fator se aplica à empresas menores e as que estão começando agora. O aumento de valor financeiro se dá por conta de vários fatores: quando a empresa se torna famosa por algum aspecto, como ter uma boa qualidade de serviço, ou um ótimo custo/benefício, dentre outras características que são conquistadas ao longo do tempo. Esta é uma das razões que mais consolidam uma empresa, porém sem um registro não há valor, pois qualquer pessoa pode se apropriar.

5. Quer criar franquias? É preciso registrar…

Um requerimento essencial se você quiser criar franquias é o registro da marca, mas por quê? À partir do momento em que é feito o registro, você passa a ser proprietário legal da sua marca, possibilitando que ela possa ser cedida a terceiros sob a condição de franquia.

E o que ganhamos no fim das contas?

À primeira vista, o registro de marcas parece uma medida que gera poucos resultados, afinal o que vai mudar se eu registrar? Mas apenas basta nós olharmos num panorama geral para poder enxergar o potencial de crescimento empresarial a partir do momento em que você registra a sua marca.

Dê o primeiro passo, conte com a Apolo e solicite agora mesmo uma consulta gratuita:

Solicitar Busca Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *